Túnel de Baralt

Túnel de Baralt

  • Caracterização
  • Caracterização

    O Túnel Baralt liga a Avenida Boyacá à Autopista Caracas - La Guaira, Venezuela.

    O Túnel é constituído por duas galerias, cada uma com 2 vias de circulação. A extensão
    aproximada das galerias é de 2870 m, em que cerca de 100 m foram executados a céu aberto.
    A largura útil é de 12,5 m e a altura livre de 7, 70 m, o que corresponde a uma área de
    escavação de 132 m2• O recobrimento varia entre 20 m e 350 m.

    O maciço onde se materializa o túnel mineiro é constituído por intercalações de xistos e
    gnaisses (formação Ávila) e xistos (formação Caracas). O principal condicionamento
    prendeu-se com a forte tectonização do maciço, evidenciado pela interseção da falha Tacagua - EI Ávila, sismogénica, gerando eventos de magnitude superiores a 6,5.

    O troço executado a céu aberto insere-se numa zona com várias evidências de
    escorregamentos, tendo sido prevista uma contenção provisória de betão projetado com
    ancoragens com 250 m de extensão e com uma altura máxima superior a 37 m.

  • Intervenção
  • Intervenção

    Estudo Preliminar para Concurso, Projeto de Execução e Assessoria Técnica Especial.

  • Dados Gerais
  • Valor da Obra
    500 Milhões €
  • Data de Realização
    de 2011a 2016
  • Local
    Caracas
  • País
    Venezuela
  • Cliente
    EPOS - Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A.
  • Imagens
  • Imagem 1
    Túnel de Baralt
  • Imagem 2
    Túnel de Baralt
  • Imagem 3
    Túnel de Baralt
  • Imagem 4
    Túnel de Baralt